Pular para o conteúdo principal

O Pastor do Salmo 23

O Salmo 23 é um dos textos bíblicos mais famosos. Quem nunca o viu num adesivo, ou o leu num quadro, ou ouviu uma pregação sobre o salmo do Pastor?
Conhecer o Salmo do pastor é fácil, mas, você conhece o Pastor do Salmo?

Davi cresceu num ambiente rural. Alimentar, proteger, conhecer e conduzir as ovelhas eram atividades pastorais que ele aprendeu e exerceu desde pequeno. E agora, o Espírito de Deus o inspira a escrever este cântico que nos leva a refletir sobre esta relação tão peculiar entre ovelha e pastor:

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."

Este cântico não é apenas um louvor como um elemento a mais numa liturgia religiosa. Muito menos um culto a um Deus impessoal e distante da realidade do adorador. Ele não estava cultuando algo que "não conhecia" (Jo 4.22). Neste salmo, não há lugar para um "deus desconhecido" (At 17.23). Davi chama aquele pastor de SENHOR (do hebraico, JEOVÁ), justamente a identificação do Criador no relacionamento com o seu povo. Não era uma divindade a mais dentre tantas. "Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade." (I Cr 29.10).

O nosso Pastor nos sustenta, nos guia, está conosco, nos consola, nos exalta, nos abençoa.

E já que você conhece tanto este salmo:
Por que se sente vazio, se nada faltará?
Por que estás cansado, se há pastos verdejantes?
Por que sua alma está aflita, se há águas tranquilas?
Por que a inquietude, se Ele te guia pelas veredas da justiça?
Por que temer o mal, se Ele está contigo?
Por que viver desorientado, se a Sua vara e Seu cajado te consolam?
Por que o inimigo te incomoda, se há um banquete, uma unção e um cálice transbordantes para você?
Por que viver uma vida ansiosa, se a bondade e a misericórdia te seguirão todos os dias da tua vida?
Por que te deter nas tendas da perversidade, se você habitará na casa do teu Pastor por toda a eternidade?

Jesus disse: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas"..."conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem"..."As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão" (Jo 10.11,14,27,28). Jesus, o Bom Pastor, nos dá identificação, provisão e proteção. Essa é a vida abundante que somente Ele pode nos dar (Jo 10.10)

E então, vai continuar do lado de fora, somente contemplando o pasto verdejante? Entre neste aprisco que trará refrigério para a sua alma!


Em Cristo,
Pr. Ronaldo Lucena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hipocrisia babilônica

Eis uma "utilidade" da novela global Babilônia (2015): revelar hipócrisia, desinformacao e alienação evangélica. 1) Como somos  HIPÓCRITAS , pois, uma ruma de "crente" (que normalmente assistem todas a novelas), agora estão "revoltados" com uma cujo o título é BABILÔNIA. Como se todas as outras novelas não induzisse aos telespectadores aos mais baixos padrões de moralidade e ideologias anticristãs; Vamos nos revoltar com o mesmo ímpeto contra a fornicação, adultério, fofoca, glutonaria, dissenções, heresias, etc? ("Amém ou não amém, igreja?"). Enquanto muitos estão perdendo o tempo focados numa novela, há uma verdadeira babilônia dominando mentes e corações que acreditam estar indo para mais perto de Deus, porém, estão apenas subindo as escadas da Torre de Babel. 2) Como somos  DESINFORMADOS , pois, a NATURA foi demonizada por ser patrocinadora oficial do diabo. Puro sensacionalismo do deputado Marco Feliciano, que está de chamego com a Jequi...

HINO "HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE"

HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Venho sentir a alegria de ter como meu guia o Espírito de Deus. Volto até mesmo a ser criança quando penso na esperança de no Céu te adorar. Compositor: Jessé Maurício

CRISTO: A Única Cura e esperança de tempos de refrigério.

A nossa geração quer CURA, tempos de RESTAURAÇÃO e REFRIGÉRIO, mas NEGAM a JESUS COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR quando tiram seus olhos e coração do ÚNICO REDENTOR e MEDIADOR entre nós e DEUS. "Porque HÁ UM SÓ DEUS e UM SÓ MEDIADOR entre Deus e a humanidade, CRISTO JESUS, homem, que deu a si mesmo em resgate por todos, testemunho que se deve dar em tempos oportunos." (1Timóteo 2:5‭-‬6 NAA) Quando PEDRO E JOÃO foram usados por Deus na cura de um paralítico, o POVO quiz idolatrá-los com devoções e honras indevidas a qualquer homem, por mais santo que este seja, caridoso ou devoto a Deus. O ÚNICO DIGNO DE HONRA, GLORIA E MAJESTADE É O SENHOR JESUS CRISTO. "...saibam os senhores todos e todo o povo de Israel que, EM NOME DE JESUS CRISTO, O NAZARENO, a quem vocês crucificaram e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado na presença de vocês. ESTE JESUS É A PEDRA que vocês, os construtores, rejeitaram, mas ele veio a ser a p...