Pular para o conteúdo principal

Uma Páscoa amarga para um futuro de esperança


Em meu artigo "
Quando o fim da Alegria é tristeza", publicado no Portal Comunica AM de 21 de fevereiro de 2020, havia alertado sobre a tragédia social e espiritual que o Carnaval é para a nossa nação e que, lamentavelmente, a 4a feira de cinzas, nos reservaria os resíduos dos "caminhos de morte", "da dor" e "da tristeza". Enfim, pela irresponsabilidade dos prefeitos e governadores, a farra carnavalesca escancarou as porteiras do Brasil para turistas de todo o mundo. Assim, vimos que, a partir daquela semana, começaram os anúncios dos primeiros casos suspeitos de Covid-19. Passados 40 dias, temos a triste estatística de 19.638 contágios e 1.057 óbitos no Brasil. São mais de 100.000 mortes em todo o mundo e 1,65 milhão de infectados, segundo o Jornal El País de 10 de abril 2020. Estamos vivendo sob o regime da quarentena, do isolamento social, da reclusão, uma controversa medida que parece ser o caminho menos pior para amenizar a proliferação do novo corona vírus.

Lembrei-me do povo de Israel, escravo no Egito, debaixo do jugo de Faraó. Deus já havia provido um libertador e ordenado a saída de seu povo para adorá-lo livremente. Porém, ainda era necessário o derramar da ira divina sobre a incredulidade faraônica. Após 9 pragas, viria a décima: a passagem de uma terrível mortandade que feriria a todos os primogênitos do Egito. Os Israelitas deveriam preparar uma refeição com um cordeiro e passar o seu sangue no umbrais das portas e janelas de suas casas. Aquela refeição não tinham uma ar de confraternização, pois, "...naquela noite, comerão a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas." (Ex 12.8). Famílias estavam aflitas e ansiosas. Será que a nossa obediência às instruções guardará os nossos primogênitos com vida? Será que Deus nos livrará definitivamente das mãos de Faraó? Eles nem imaginavam que estavam vivendo uma tipologia profética para a grande salvação de Deus para a humanidade: Jesus Cristo, nossa páscoa, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Assim, a nossa Páscoa que sempre teve o glamour dos ovos de chocolate, das confraternizações em família, da alegria das cantatas nas Igrejas e das emocionantes encenações da paixão de Cristo pelas praças de nossas cidades, está sendo marcada por uma nuvem de incertezas econômicas e científicas, embates políticos e sensacionalismo midiático, que ofuscam a importância vital desde momento que implica no fortalecimento de nossa fé e esperança e em nossa salvação eterna. Diante da complexidade do problema e impotência das autoridades mundias em lidar com a pandemia do Covid-19, e face a atual desesperança social, emocional e espiritual que estamos vivendo, lembrei dos debates teológicos sobre "os ovos e o coelho da páscoa como elementos pagãos" ou do "perigo do movimento judaizante fermentando da páscoa cristã", e me senti envergonhado, perdendo tempo com temas tão superficiais que servem apenas para as nossas quatro paredes eclesiásticas (que inclusive nem as temos neste momento!).

E pensei neste momento em que estamos dentro de casa, esperando o "anjo da morte" passar. Será que o sangue do cordeiro está nos umbrais de nossos lares? Esqueça rituais macabros com sangue de animais! Estou falando da fé em Jesus Cristo, o filho de Deus. Ele foi o perfeito sacrífio que cumpriu toda a justiça de Deus. Ele que sofreu por mim e por você. Ele deu a Sua vida por nós. Ele levou sobre si as nossas dores e pecados, nos dando uma eterna redenção. E sabe mais? Em algum momento a nossa jornada terrena vai terminar. Mas é apenas o início de nossa libertação eterna. Da saída deste Egito e do jugo de Faraó. E estaremos andando em direção à nossa pátria celestial. Após a morte de Cristo, veio a ressurreição. Aleluia!!! ”...Não tenha medo, porque eu o remi; eu o chamei pelo seu nome; você é meu. Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o atingirão. Porque eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dei o Egito em resgate por você..” (Isaías 43.1-3). E mais: "...E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram..." (Apocalipse 21.4). Encha-se de esperança. Esta Páscoa pode parecer meio amarga, mas nosso futuro será triunfante em Cristo Jesus!

Rio de Janeiro, 11 de Abril de 2020

Ronaldo Lucena
Bacharel em Teologia e Ministro do Evangelho


Obs: Confira na íntegra o Artigo "Quando o fim da Alegria é tristeza", publicado no Portal COMUNICA AM em 21.02.2020 (https://comunicaam.com.br/noticia/16521/quando-o-fim-da-alegria-e-tristeza.html).

Foto: Imagem de Raheel Shakeel por Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HINO "HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE"

HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Venho sentir a alegria de ter como meu guia o Espírito de Deus. Volto até mesmo a ser criança quando penso na esperança de no Céu te adorar. Compositor: Jessé Maurício

"Recaio em Tua graça"?!!!🤔🧐

 "...Recaio em Tua graça. Recaio de novo em Tuas mãos..." 🤔 🧐 😱 Ao ouvir esta música, algo me soou estranho. Melodia bonita, aparentemente uma adoração, porém, com uma boa exegese (e um bom dicionário da língua portuguesa), vemos que está FORA da TEOLOGIA ortodoxia bíblica e proposta bíblica de uma intimidade sadia com Deus. Vejamos: 1) Comecemos com as DEFINIÇÕES do verbo RECAIR: 1. transitivo indireto - incorrer outra vez (em erro, falta); reincidir. Ex: "na acareação, os dois recaíram em contradições"; 2. transitivo indireto e intransitivo - tornar a ser atacado por determinada doença; ter uma recaída; 3. transitivo indireto - ser atribuído. Ex: "a maior culpa deveria r. sobre o mandante do crime" 4. transitivo indireto - retornar (a estado, situação ou condição) que havia cessado transitoriamente. Ex: "r. em pranto"; 5. transitivo indireto - ocorrer (em determinado lugar); incidir, acontecer. Ex: "o acento desta palavra recai na penú

JESUS CRISTO, o cavaleiro dos céus.

JESUS CRISTO, o Príncipe da Paz, PELEJA por nós nas batalhas da vida, CURA as nossas enfermidades, PERDOA os nossos pecados e é o ÚNICO que MORREU por nós e RESSUSCITOU dentre o mortos. SOMENTE a Ele seja a nossa DEVOÇÃO e CULTO para todo o sempre, amém! 🙌🙌🙌🙌 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." (Apocalipse 19:11)