Pular para o conteúdo principal

"Recaio em Tua graça"?!!!🤔🧐

 "...Recaio em Tua graça. Recaio de novo em Tuas mãos..." 🤔🧐😱


Ao ouvir esta música, algo me soou estranho. Melodia bonita, aparentemente uma adoração, porém, com uma boa exegese (e um bom dicionário da língua portuguesa), vemos que está FORA da TEOLOGIA ortodoxia bíblica e proposta bíblica de uma intimidade sadia com Deus. Vejamos:

1) Comecemos com as DEFINIÇÕES do verbo RECAIR:
1. transitivo indireto - incorrer outra vez (em erro, falta); reincidir. Ex: "na acareação, os dois recaíram em contradições";
2. transitivo indireto e intransitivo - tornar a ser atacado por determinada doença; ter uma recaída;
3. transitivo indireto - ser atribuído. Ex: "a maior culpa deveria r. sobre o mandante do crime"
4. transitivo indireto - retornar (a estado, situação ou condição) que havia cessado transitoriamente. Ex: "r. em pranto";
5. transitivo indireto - ocorrer (em determinado lugar); incidir, acontecer. Ex: "o acento desta palavra recai na penúltima sílaba"

1) A expressão "cair nas mãos", seja de Deus ou dos homens, NÃO POSSUE UM SENTIDO BOM E AGRADÁVEL, muito menos "RECAIR" NÃO teria nada relacionado a íntima comunhão com Deus. Sempre conota juízo após um ato pecaminoso. Veja o exemplo de Davi: "Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu." (2 Samuel 24:14). Lembrando que o pedido de Davi em "cair nas mãos de Deus" não o livrou, nem ao povo, do juízo de Deus contra o pecado cometido (FOI APENAS UMA DAS OPÇÕES entre formas de juízo): "...Então enviou o Senhor a peste a Israel..." (2 Samuel 24:15) e "...Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel..." (2 Samuel 24:25)

2) Há um ALERTA contínuo da Palavra de Deus de que precisamos ser VIGILANTES quanto à nossa vida espiritual com Deus e sermos FIRMES e CONSTANTES na caminhada cristã.
"...É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se tornaram participantes do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à zombaria. Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz plantas úteis para aqueles que a cultivam recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e ervas daninhas, é rejeitada e está perto da maldição; e o seu fim é ser queimada..." (Hb 6.4-8); e "...Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel... Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, mas somos da fé, para a preservação da alma..." (Hb 10.23,39); e ainda "...Por isso, aquele que pensa estar em pé veja que não caia..." (I Co 10.12)

3) E ainda que alguém argumente que o sentido da palavra "recaio" seria o de "ATRIBUIR", uma análise gramatical já exclúi tal apologia, pois, como ela está estruturada ("Recaio em Tua graça. Recaio de novo") o merito em relação à "graça" ou "mãos de Deus", passa a ser do homem e não mais de Deus. Na prática, o pecador passaria a ser "atribuído à Graça", ou seja, como se o homem decaído "atribuísse graça à graça de Deus", e não mais o Deus gracioso estendendo as suas mãos salvadoras para nós (Diferença básica entre as expressões "cheia de graça" e "agraciada").

4) Sugiro esta ótima análise de Erick França sobre esta música: 👇👇
 https://www.youtube.com/watch?v=STrp9hugHDY 


Em Cristo,
Ronaldo Lucena
@ronaldodelucena



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HINO "HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE"

HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Venho sentir a alegria de ter como meu guia o Espírito de Deus. Volto até mesmo a ser criança quando penso na esperança de no Céu te adorar. Compositor: Jessé Maurício

JESUS CRISTO, o cavaleiro dos céus.

JESUS CRISTO, o Príncipe da Paz, PELEJA por nós nas batalhas da vida, CURA as nossas enfermidades, PERDOA os nossos pecados e é o ÚNICO que MORREU por nós e RESSUSCITOU dentre o mortos. SOMENTE a Ele seja a nossa DEVOÇÃO e CULTO para todo o sempre, amém! 🙌🙌🙌🙌 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." (Apocalipse 19:11)