Pular para o conteúdo principal

A ORAÇÃO e o PRAGMATISMO x FORMALISMO RELIGIOSO


A ORAÇÃO e o PRAGMATISMO x FORMALISMO RELIGIOSO

Infelizmente, no mundo gospel, volta e meia ouvimos jargões do tipo: 
- "Vamos orar para o inferno ouvir";
- "Miguel, Gabriel vão lá assim e assado";
- "Vamos fazer um oração forte";
- "Poxa, irmãos, não podemos fazer nada além de apenas orar";
- "Não adianta só oração, não. tem que ter ação"! 
Ainda usam um morfologia inexistente no termo original (uma dita "ORA + AÇÃO") para justificar tal ignorância espiritual. Como se oração fosse algo passivo, estático, sinônimo de desleixo ou falta de inoperância de quem, confiante no agir poderoso e soberano de Deus, diz "vamos orar por esta causa".

Isto reflete uma mentalidade religiosa oca que ignora as Escrituras e é desprovida da essência do poder sobrenatural do Evangelho de Cristo. 
"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22:29).

Temos o extremo do PRAGMATISMO que, ignorando o conhecimento da Palavra de Deus, levam muitas orações a serem apenas "meras repetições", clamores a deuses estranhos, visando causar somente aparência de piedade", "culto aos anjos", etc. Assim, apenas um misticísmo toma conta do ambiente da fé, onde a experiência pessoal sobrepõe a soberana vontade de Deus revelada nas sagradas Escrituras. Não sabe-se ao certo quem está ouvindo no mundo espiritual, contanto que o fiel esteja exercendo a sua fé!
E temos o FORMALISMO religioso que, tentando racionalizar tanto o sobrenatural (e obviamente não compreendendo-o em sua plenitude), decide ignorá-lo. Daí surge o pensamento distorcido de que uma "vida de oração autêntica só faz sentido com atos de fé". Como se fosse possível ter uma vida cristã genuína sem a praxis dos ensinos de Jesus. É óbvio que, se alguém tem uma verdadeira vida de comunhão com Deus (no sentido teológico e mais profundo de uma vida de oração cristã, muito além do latin "orare"), o mesmo viverá como sal da terra e luz do mundo (Mateus 5).

Ronaldo Lucena
www.ronaldolucena@blogspot.com

Arte de Jasiel Botelho (www.jasielbotelho.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HINO "HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE"

HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Venho sentir a alegria de ter como meu guia o Espírito de Deus. Volto até mesmo a ser criança quando penso na esperança de no Céu te adorar. Compositor: Jessé Maurício

"Recaio em Tua graça"?!!!🤔🧐

 "...Recaio em Tua graça. Recaio de novo em Tuas mãos..." 🤔 🧐 😱 Ao ouvir esta música, algo me soou estranho. Melodia bonita, aparentemente uma adoração, porém, com uma boa exegese (e um bom dicionário da língua portuguesa), vemos que está FORA da TEOLOGIA ortodoxia bíblica e proposta bíblica de uma intimidade sadia com Deus. Vejamos: 1) Comecemos com as DEFINIÇÕES do verbo RECAIR: 1. transitivo indireto - incorrer outra vez (em erro, falta); reincidir. Ex: "na acareação, os dois recaíram em contradições"; 2. transitivo indireto e intransitivo - tornar a ser atacado por determinada doença; ter uma recaída; 3. transitivo indireto - ser atribuído. Ex: "a maior culpa deveria r. sobre o mandante do crime" 4. transitivo indireto - retornar (a estado, situação ou condição) que havia cessado transitoriamente. Ex: "r. em pranto"; 5. transitivo indireto - ocorrer (em determinado lugar); incidir, acontecer. Ex: "o acento desta palavra recai na penú

JESUS CRISTO, o cavaleiro dos céus.

JESUS CRISTO, o Príncipe da Paz, PELEJA por nós nas batalhas da vida, CURA as nossas enfermidades, PERDOA os nossos pecados e é o ÚNICO que MORREU por nós e RESSUSCITOU dentre o mortos. SOMENTE a Ele seja a nossa DEVOÇÃO e CULTO para todo o sempre, amém! 🙌🙌🙌🙌 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." (Apocalipse 19:11)